quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Perguntas aos presidenciáveis

Com o risco de rebaixamento afastado, todas as atenções no Clube de Regatas do Flamengo se voltam às eleições.

Através da nossa página no Facebook, bolamos oito perguntas impessoais, a serem entregues aos candidatos à presidência Rubro-Negra, focando na relação Flamengo - Torcida - Estádio. 

As perguntas foram pensadas em conjunto por: Diego Lima, Elias Lopes, Henrique Monnerat Mendonça, Julio Florindo e Mateus Carvalho.

Publicaremos as respostas seguindo a ordem de recebimento dos e-mails respondidos.

Como estamos com dificuldade de entrar em contato com todos os presidenciáveis - alguns não têm nenhum contato na internet -, atualizaremos o andamento de envio dos e-mails ao final desta postagem.

Se acharem interessante fazer alguma "pressão" via twitter, facebook ou e-mail, para que os candidatos se empenhem em responder...

Então, eis as perguntas:

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"Os investidores não podem esquecer que o futebol, antes de ser bom produto, é uma grande paixão. Esta tem seus próprios caminhos." - TOSTÃO

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É sabido que o futebol brasileiro caminha rumo à profissionalização. 

O conceito de "Sócio-torcedor" e o desejo de termos estádios modernos e confortáveis são comuns nos discursos dos candidatos à presidência de praticamente todos os clubes brasileiros. No entanto, vemos poucas pessoas ponderando em adaptar essas idéias (que foram praticadas primeiramente na europa) à cultura brasileira e, mais especificamente, às particularidades de cada clube. Raramente vemos algum clube consultando a torcida para traçar o perfil de como esta vê sua relação com o estádio. E, baseadas nessa relação "Clube - Torcida - Estádio", é que foram pensadas as perguntas abaixo.

1) É cada vez mais comum ouvirmos dirigentes justificando o aumento do preço dos ingressos com o argumento de que, um espetáculo de tal magnitude tem um preço de custo muito alto, e que na Europa, os clubes profissionais têm boa parte da receita oriundas das bilheterias. 

No Brasil, temos presenciado o fenômeno do esvaziamento dos estádios andando lado a lado com o aumento do custo dos ingressos, e, além do público pequeno, de cinco anos pra cá temos observado um público mais "frio" e "burocrático", ficando como raridade o que antes era normal: a torcida pulsando, cantando e fazendo sua festa com intensidade, vigor e paixão.

No caso do Flamengo, a opinião deste blog (http://tinyurl.com/acadestx) é a de que o aumento do preço dos ingressos afeta sua torcida de maneira mais profunda, pois ataca os símbolos da construção da identidade Rubro-Negra (de ser o time do povo), afastando do estádio personagens clássicos como o mulambo, o favelado, o sem-dente, etc, figuras que vêm das classes C, D e E. A consequência disso, poderia ser um "esvaziamento de símbolos, significados e representação", mais ou menos o que acontece com a Seleção Brasileira hoje.

Fala-se no "custo do espetáculo", sem considerar a torcida e sua relação com o time no estádio como de suma importância para o evento, como se essa relação não tivesse consequências fora do jogo. Muitas vezes a Nação confia mais nela mesma do que no time; ela é a protagonista do espetáculo; ela é quem atrai inúmeros turistas para os jogos do Flamengo, os quais buscam presenciar suas festas e a tão falada mística; ela é patrimônio da Cidade.

Hoje, existem clubes que separam parte de seus ingressos a preços populares, como o Borussia Dortmund (30% dos assentos) e, no Brasil, recentemente, o São Paulo.

Como o candidato pretende lidar com essa questão "Ingressos caros + Profissionalismo + Torcida passiva + Afinidade Enfraquecida" X "Ingressos populares + Menos arrecadação + Torcida ativa + Afinidade fortalecida"?

2) O que o candidato acha das modificações feitas pelo Governo no Maracanã e da maneira como a discussão foi conduzida pelas autoridades?

3) Como o candidato vê a relação "Flamengo <-> Maracanã"? E caso o Maracanã deixe de ser efetivamente a casa do Flamengo, o candidato pensa em tentar viabilizar um estádio próprio? Se "sim", o que acha de consultar a torcida junto aos arquitetos para fazer um estádio que esteja de acordo com as necessidades de uma partida de futebol, evitando assim, um estádio "frio" (http://tinyurl.com/acadesty) e que não favorece/engrandece as nuances de uma partida, por exemplo, como o Engenhão?

4) Já ouvimos no Flamengo, algumas vezes, o discurso de que a falta de estádio impossibilitaria um projeto de sócio-torcedor. No entanto, vemos o Fluminense quebrando este argumento. 

O candidato pensa em viabilizar um programa de sócio mais em conta, ou um sócio-torcedor, onde o mesmo não teria direito ao uso do clube, mas teria direito ao voto e benefícios na compra de ingressos como um dia exclusivo e meia-entrada? 

5) O projeto de sócio-torcedor, comum na Europa, em muitos casos garante ao clube a venda total de ingressos antecipados, o que gera receita antecipada, fideliza o público, fortalece os laços entre torcida e time, e, de quebra, evita problemas de logística como filas e cambistas. É uma tendência que parece inevitável, principalmente para times de torcida grande.

No entanto, exclui tanto o torcedor ocasional, "modinha" - que depois pode se tornar um torcedor fiel -, quanto o que não é assíduo por não ter como comprar o pacote para todos os jogos.

O que acha da idéia de fazer uma venda "mista", reservando uma boa fatia para os sócios-torcedores, outra para a venda via internet e uma parcela para a venda tradicional nas bilheterias, fazendo assim com que exista a chance de qualquer indivíduo ir ao estádio, mesmo que este não seja favorecido financeiramente e/ou não tenha cartão de crédito e acesso/afinidade com as compras online? 

Até como ação de propaganda, não seria interessante para um time que se diz e é visto como um símbolo do "povão", não se fechar apenas aos sócios-torcedores?

6) Existe hoje, por parte das autoridades e de setores da imprensa, uma tentativa de propagar idéias de "educação", onde seria "de bom tom" assistir os jogos sentados. Existe também uma pressão dos patrocinadores dos clubes, para que coíbam bandeiras, faixas, dentre outros artifícios que possam atrapalhar a exposição de suas marcas presentes nos estádios. Qual a posição do candidato em relação a esses conceitos?

7) Dentre inúmeros problemas que ocorrem do lado de fora do estádio, destacamos a atitude da Polícia Militar para com o torcedor. É consenso que algumas parcelas da torcida tenham costumes violentos, mas, não é raro vermos policiais agindo com truculência em situações desnecessárias. Spray de pimenta, cassetete e agora, os choques elétricos, sendo utilizados até entre crianças, a qualquer suspeita de aglomeração "indesejada".

O que o presidente do Flamengo pode e deve fazer para atenuar essa relação? E dentro do estádio? O que acha de abrir mão da Polícia e contratar segurança particular?

8) As torcidas organizadas tendem a serem vistas como organizações violentas, "selvagens", dentre outros adjetivos que remetem a condutas indesejáveis no ambiente esportivo. Com razão, autoridades e imprensa abominam atitudes violentas dos membros destas e buscam punir e identificar tanto os indivíduos quanto as instituições envolvidas nos confrontos.

No entanto, não dão os créditos às organizadas na hora de enaltecer suas festas, mosaicos, cantos, bandeiras, bandeirões e faixas, imagens muito presentes na imprensa para promover os jogos

Como o candidato pretende se relacionar com as torcidas organizadas? Recebe apoio oficial de alguma?

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14/11 | 17h: - 1ª tentativa para conseguir o contato de todos os candidatos.
14/11 | 18h: - E-mail e notificação no twitter enviados à chapa do candidato Ronaldo Gomlevsky.
14/11 | 18h: - Endereço de e-mail pedido via twitter à chapa do candidato Eduardo Bandeira de Mello, já que não conseguimos contato através do telefone da assessoria de imprensa.
14/11 | 18:50h: - Endereço de e-mail pedido via site da chapa do candidato Lysias Itapicurú, através da seção "contato".
14/11 | 19h: - Endereço de e-mail pedido via site da chapa da candidata Patrícia Amorim, através da seção "contato".
19/11 | 10:30h: - O candidato Lysias Itapicurú envia um endereço de e-mail para recebimento das perguntas, as quais, foram enviadas em torno de 13:40.
19/11 | 13:50h: - Tentativa de contato com os candidatos que ainda não responderam, através de suas respectivas páginas no facebook.
20/11 | 03:15h: - E-mail enviado para a candidata Patrícia Amorim (amorim15007@gmail.com), através do endereço encontrado em sua página do facebook, página e e-mail estes, ainda voltados à candidatura para vereadora.

RESULTADO FINAL: NENHUM PRESIDENCIÁVEL RESPONDEU ÀS PERGUNTAS. 

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